Imagem encontrada em: http://www.geocities.com/Athens/4539/socrat/divino.jpg
domingo, 3 de setembro de 2006
Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo (Provérbio chinês)
Quando não percebemos o que nos dizem, fazemos figura de idiotas... Muitas vezes dispersamo-nos das coisas importantes e centramo-nos, a nós e às nossas vidas, em pormenores, coisas menores e de pouca importância.
Por outro lado, todos nos julgamos um pouco sábios e decerto o seremos... Não gostamos é que ou outros nos olhem para o dedo em vez de olharem para a Lua...
Também todos temos o direito de errar e de não ser chamados de idiotas... Quantas vezes o erro de hoje é a verdade de amanhã? E quantas vezes é com o erro que se aprende? Temos é de ter humildade para dizer que como não somos perfeitos, erramos... mas com isso aprendemos.
Com relação a ouvirmos os outros, diz o povo com alguma razão (como quase sempre) que "o esperto só acredita em metade, e o génio sabe em que metade deve acreditar..."
Há ainda outro ponto, por vezes quando o sábio aponta para a Lua, quer-nos dizer que ela é linda... não nos quer falar do seu movimento, nem das suas fases... pois sábio é aquele que para além de tentar compreender o seu Mundo, ainda se maravilha com a sua beleza....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário